Pages

|1| O semeador saiu para semear

.
.
.
.


“Jesus falou-lhes de muitas coisas em parábolas: «O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, umas sementes caíram junto do caminho: e vieram as aves e comeram-nas. Outras caíram sobre as rochas, onde não havia muita terra: e logo brotaram, porque a terra era pouco profunda; logo que o sol se ergueu, foram queimadas e, por não terem raiz, secaram. Outras caíram sobre os espinhos, os espinhos cresceram e sufocaram-nas. Outras caíram sobre a terra boa e davam fruto, uma cem, outra sessenta, outra trinta. Aquele que tem ouvidos, ouça!»”
Mt 13,3-9

Antes de mais, que acontecimento aparece escrito neste evangelho, antes de Jesus contar esta parábola?
Jesus estava a falar às multidões e a mãe e os irmãos esperavam fora para falar com ele. Mandaram recado por alguém para que chamasse Jesus. Porque será que não “entraram”? Deixo a pergunta no ar.

Qual seria o assunto que a família de Jesus queria tratar com ele? Será que já reparámos que a mãe e os irmãos não estavam ali no meio da multidão dos discípulos a escutá-lo? Ficaram “à porta” porque provavelmente queriam chamá-lo à razão, queriam provavelmente levá-lo de volta para casa porque a sua fama começava a espalhar-se por aí como tresloucado ou, demasiado “revolucionário”, estava a colocar em risco a própria vida diante da política e religião dos grandes do seu povo quando denunciava as suas injustiças.

Depois disto:
“Naquele dia Jesus saiu de casa e foi para junto do mar. Juntaram-se a ele multidões”
Junto do mar, Jesus subiu para um barco e afastou-se da margem para que todos o vissem e ouvissem sentados na praia.

Foi neste AMBIENTE que Jesus começou a contar a parábola.
NAQUELE dia, depois daquele acontecimento, SAIU de CASA.
Parece que o escritor nos quer dar uma pista sobre a quem se assemelha o tal semeador que vai aparecer na parábola. Porque é assim que a parábola começa… “O semeador saiu para semear…”

Mas, para que contava Jesus esta parábola?
Jesus usava parábola que, como já vimos, são “aproximações” àquilo que ele quer mostrar. E o que ele quer mostrar sempre é a maneira como Deus “Se mexe”, como actua, do que gosta, como é que Ele Se faz presente, como é que nós O podemos tornar presente.
Aqui Jesus diz que este Agir de Deus é como um semeador que SAI a SEMEAR, e o que é desconcertante é que ele não escolhe o lugar para onde lança a semente.

Ou este semeador é pouco experiente, ou faz-se de pouco experiente nesta tarefa…

Quem trabalha a terra, nem que seja uma pequena horta, sabe bem em que lugar do seu terreno os legumes irão crescer bem.
Porque é que este semeador lança assim a semente para o ar, sem se preocupar com o lugar onde ela cai? Certamente conhecerá bem o seu campo.
Parece que acredita que, mesmo ali, naqueles lugares mais “improváveis” poderá porventura germinar alguma semente.

Não sei porquê, mas imagino este semeador como uma criança divertida a atirar a semente para o ar e a vê-la voar sem se importar com o lugar onde cai. A sua preocupação é lançar a semente.
Alguma há-de germinar, seja lá onde for.

Não devo colocar-me aqui a fazer suposições sobre o que significará a semente, o que significará este ou aquele terreno, o que será o campo todo do semeador, porque eu estaria a retirar-lhe toda a força e a desviá-la do seu objectivo. Deixo-a assim para cada um de nós ficar a pensar, porque esse é um dos objectivos das parábolas…:
- Que o que a Parábola tem de desconcertante nos deixe a pensar.

Que Deus BOM nós temos!
Esse Deus cujo rosto Jesus vai desvendando aos poucos. Só Jesus nos pode dizer como é o Pai dele… e com que encantamento ele fala do Pai!...
A Sua abundância connosco e a Sua esperança em nós é desconcertante.
.
.
.
.
.
.

Sem comentários: